Publicado em: 23/09/2019

A atuação da Topgen no mercado suinícola brasileiro e todo o processo de melhoramento genético que a empresa desenvolve ao longo de mais de três décadas foi um dos temas do Workshop “Agro em Debate”, realizado na noite da sexta-feira, 20 de setembro, na sede da Associação dos Técnicos Agrícolas de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná.

Na ocasião, produtores de suínos de municípios que integram a Associação de Suinocultores da Comarca de Marechal Cândido Rondon puderam conhecer um pouco mais sobre a genética Topgen e seu desempenho no campo, haja vista que ela já se faz presente em algumas granjas da região.

A palestra foi ministrada pelo médico veterinário Johny Renkert de Oliveira, e serviu para mostrar as qualidades e as principais características da fêmea Afrodite, a F1 da Topgen.

Há mais de trinta anos a empresa, que tem sua sede em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais do Paraná, atua no mercado de genética suína brasileira. Mantém parceria com a SUISAG, empresa suíça de Melhoramento Genético, fonte de renovação genética com apoio da seleção genômica, fazendo a importação rotineira de material genético. Conta, ainda, com parcerias nacionais de instituições conceituadas no país, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Embrapa Aves e Suínos, inclusive sendo multiplicadora do macho desenvolvido pela Embrapa, o MS-115.

Dentre as principais características da matriz Afrodite, os suinocultores presentes ao Workshop ficaram impressionados com a robustez, a longevidade, a habilidade materna e com o expressivo número de partos e de leitões viáveis. Essas qualidades da Afrodite contribuem diretamente nos resultados financeiros das granjas que optam pela genética Topgen. “A Afrodite já chega dando lucro ao suinocultor”, destacou o palestrante, que demonstrou durante a palestra, os cálculos que comprovam a lucratividade com a aquisição da Afrodite, fator tão importante para qualquer atividade, incluindo a suinocultura intensiva.

TOPGEN PARTICIPA DE WORKSHOP  EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON