Publicado em: 12/08/2019

Com o objetivo de evidenciar a suinocultura no Rio Grande do Sul, foi realizada dia 9 de agosto de 2019, a 45ª edição do Dia Estadual do Porco. O evento reuniu mais de 800 pessoas em Frederico Westphalen, e lotou o Salão de Atos da Universidade Regional Integrada, numa promoção da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), em parceria com a Administração Municipal de Frederico Westphalen, município gaúcho que se destaca na produção de suínos.


A solenidade oficial de abertura reuniu representantes regionais e estaduais, ligados ao setor suinícola, dentre elas o prefeito José Alberto Panosso, que visitou o stand da Topgen Genética Suína, onde foi recebido pela equipe da empresa, uma das patrocinadoras do 45º Dia do Suíno. Na ocasião, ele destacou que a suinocultura tem um papel muito importante para o desenvolvimento do seu município, tanto que representa 57% do valor gerado pela produção primária.


Durante seu pronunciamento, o Presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, salientou a relevância do setor na economia, sendo que durante a programação do 45º Dia Estadual do Porco também foram realizadas duas palestras.


O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, discutiu os “Desafios da proteína animal: cenários e perspectivas”. Já o economista e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Thiago Carvalho, ministrou a palestra sobre “O mercado de grãos e a produtividade suinícola”.

TOPGEN MARCA PRESENÇA NO 45º DIA DO SUÍNO NO RS